CONSUMO DE BEBIDAS ENTRE JOVENS

A adolescência é marcada por mudanças físicas e psicológicas e existem significativos fatores de risco presentes nesta fase, como o desejo de experimentar o novo, a crise de identidade e a maneira como lida com os conflitos, que deixam o jovem vulnerável a buscar alternativas que o prejudicarão, tanto na saúde como no convívio social. Essa situação pode ser agravada se associada a contexto familiar desagregador e à vulnerabilidade sociocultural.

É importante destacar alguns fatores que predispõem os jovens ao uso: o acesso fácil às bebidas alcoólicas, o significativo poder que a mídia exerce sobre o comportamento das pessoas, a ausência de limites sociais, o desejo de ser aceito pelo grupo de amigos, a falta de estrutura familiar, o mau exemplo de alguns pais, a falta de  diálogo, de atenção, a ausência de regras e limites, além dos diversos fatores emocionais negativos.

Cabe um alerta aos pais de que consumir bebida alcoólica com frequência é uma sinalização do adolescente de que algo está errado em sua vida, é um pedido de ajuda que não pode ser ignorado.

Ribeiro et al. (2007) destaca os prejuízos que o consumo de álcool pode trazer para vida do adolescente, por acarretar violência, acidentes, problemas de saúde, absenteísmo escolar, deficit de aprendizagem, dificuldade de ingresso na carreira profissional e atritos familiares.

O Colégio PM promove atividades com os jovens para conscientizá-los de que as substâncias lícitas como álcool, cigarro e narguilé são a porta de entrada para o consumo e vício em outras drogas, bem como alertar sobre o prejuízo à saúde física, emocional e moral.

Dentre as atividades desenvolvidas, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), aplicado pela Polícia Militar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. É um trabalho significativo e efetivo na luta contra o consumo de qualquer substância psicoativa, por atuar com as crianças que estão para ingressar na adolescência, de forma a deixá-las informadas e conscientes sobre os malefícios dessas substâncias.

O Projeto Escola da Inteligência, do autor Augusto Cury, aplicado com os alunos da 1ª série do Ensino Médio teve como objetivo fortalecer a inteligência socioemocional e a identidade do adolescente para que consiga resistir às pressões sociais.

É importante promover vivências para desenvolver no jovem a autoestima, construir a identidade fundamentada no autoconhecimento e nos valores humanos, éticos e morais, saber resistir às pressões sociais, saber conviver com as diferenças e expor suas ideias com argumentação e estabilidade emocional.

Desse modo, entendemos que precisamos de um trabalho em conjunto com a família, a escola e as instituições parceiras do Colégio; e oportunizar orientações, exemplos e conscientização para que os jovens se mantenham distantes desse perigo iminente, que parece tão inofensivo, mas que traz danos irreparáveis.

Referência Bibliográfica:
RIBEIRO, P.C.P. et al. Uso e abuso de álcool na adolescência. Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente / UERJ. Rio de Janeiro, 2007.